O desempenho negativo do ex-presidente Lula (PT), desmascarado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), durante o primeiro debate politico entre presidenciáveis, promovido pela TV Band, na noite de domingo (28), deve respingar diretamente na campanha para governador de Jerônimo Rodrigues (PT).  

Ilustre desconhecido petista Jerônimo Rodrigues aposta todas as suas fichas na transferência de votos, atrelando sua imagem à do ex-presidente Lula, que durante o debate teve todas suas narrativas de "salvador da Pátria" desmascaradas por Jair Bolsonaro e, em algumas vezes, também por outros oponentes.

A condição de ex-presidiário e de continuar sendo réu em vários processos do maior escândalo de corrupção e desvio de recursos públicos da história do Brasil marcou a tônica do debate, da mesma forma que os prejuizos causados pelo Governo Lula à nação com altos índices de inflação,  desemprego em patamares astronômicos e inúmeras delações premiadas feitas por antigos aliados também marcaram o debate.

Como se não bastasse, o debate da Band mostrou o presidente Bolsonaro ainda mais preparado para assumir um novo mandato, desmontou narrativas de corrupção e diversas outras fake news contra o atual governo.

Especialistas políticos consideram ser inevitável o baixo desempenho de Lula no debate da Band não atingir a campanha de Jerônimo,  que a todo custo cola em sua imagem para tentar levar vantagem. A expectativa é que as próximas pesquisas eleitorais realizadas logo após o duelo entre os presidenciáveis revele o tamanho do estrago no maior reduto do PT, a Bahia.