A última pesquisa de intenções de votos dos eleitores baianos, realizada pelo Instituto Real Big Data e divulgada nesta segunda-feira (05), revela mais um dado bastante preocupante para a chapa majoritária dos candidatos do grupo do governador Rui Costa (PT): além do candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) não decolar, pontuando com menos de 18% das intenções dos votos, agora o candidato ao Senado Federal, Otto Alencar (PSD), está em queda vertiginosa e caminha para ser desbancado pelo concorrente Cacá Leão (PP).

Ainda que na liderança das pesquisas, Otto Alencar está perdendo eleitorado rapidamente, à medida que Cacá Leão, que compõe a chapa do candidato a governador ACM Neto (União Brasil), líder absoluto em todas as pesquisas eleitorais, se torna ainda mais conhecido.  

O deputado federal e candidato a Senador Cacá Leão, que começou nas pesquisas com apenas um dígito, já dobrou em poucos dias o número de tendência de voto dos eleitores baianos. Hoje ele já detém 17% das intenções de votos e, pelas projeções dos especialistas políticos, se eles se mantiver neste mesmo ritmo de crescimento deve superar Otto Alencar nos próximos 10 dias.

A favor de Cacá Leão está a tradição da Bahia de sempre eleger o senador ligado ao candidato a governador melhor colocado nas pesquisas de intenções de votos dos eleitores baianos e ele está colado com ACM Neto para governador.  

Outro agravante que pode acelerar ainda mais a perda de votos de Otto Alencar é o crescimento da candidata ao Senado Federal pelo PL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, Doutora Raíssa Soares, que já está com 12% das intenções de votos dos baianos.

Cumprindo o mandato de Senador, ainda pesa contra Otto Alencar a atuação dele na CPI da Covid do Senado, que obrigou os baianos a ficar em casa durante o período da pandemia, agravando o índice de desemprego, além dele ter se recusado a investigar o sumiço do dinheiro dos respiradores, encaminhado pelo Governo Federal para o governador Rui Costa (PT) seu aliado político.