Na China, Janja não agiu como os chineses. Na terra da ditadura mais longeva de todos os continentes, a primeira-dama criticou justamente uma ditadura: a brasileira. Ainda mentiu para os anfitriões, ao afirmar que durante os 25 anos, o regime brasileiro matou milhares de homens e mulheres. Deslumbrada, esqueceu onde estava e cometeu mais uma gafe planetária. Na verdade, nada de novo.

A China, com seus arroubos capitalistas, disposta a financiar ditaduras iguais a ela ou democracias, não é exemplo para quem gosta de liberdade. A liberdade à chinesa é admirada pelo casal presidencial. É o que eles demonstram por convicção ou para agradar. Além de falar errado, a mulher de Loola nada entende de política.

Outra gafe monumental foi patrocinar, como grande feito, o lançamento naquele país do filme “Ainda estou aqui”, que aborda a perseguição e morte de um político de oposição ao regime de 31 de março. Ou ela é extremamente desinformada, gosta de confrontar os fatos ou é burra mesmo. Os comunistas chineses são responsáveis por milhões de mortes do seu povo, durante a chamada Revolução Cultural e de prisões desenfreada de opositores. Ela desconhece o massacre da Praça da Paz Celestial? Se não, achou correta as mortes dos jovens.

Uma abordagem desta justamente na China, uma ditadura das mais sanguinolentas, tem potencial de causar uma crise diplomática. Quanta ignorância numa socióloga só. O hormônio da tolerância e da paciência do presidente chinês, Xi Jinping atingiu níveis insuportáveis para um cidadão comum. Teria sido vingança dela porque quando o líder chinês esteve no Brasil teria proibido a presença dela nas conversas particulares que teve com Loola?
A não ser que a equipe que a acompanha deliberadamente tenha mudado a abordagem do filme, passando da história de um perseguido pelo regime militar, para um cidadão que lutou para instalar uma república sindical, comunista no país. Se assim não foi, a diplomacia deve ter se contorcido para justificar as bobagens ditas pela primeira-dama. O marido dela, outro ignorante, deve ter ficado orgulhoso com a performance da mulher. Os chineses devem ter ficado p da vida.

Janja está se especializando em gafes monumentais. Já mando Elon Musk se folker e agora critica a ditadura na terra desta senhora. É a rainha do Febeapa.

Por: Batista Cruz