O Governo Rui Costa (PT) traiu os agricultores familiares e entregou a maioria das 17 fazendas experimentais do Estado, espalhadas pela Bahia, ao MST. E, ignorando a determinação judicial para reintegração de posse, arquivou o processo sem nunca ter acionado a Polícia Militar para cumprimento da medida visando preservar o patrimônio público.

Para enganar os agricultores familiares e não ser enquadrado na Lei de Peculato, por nâo defender o patrimônio público, ludibriou até mesmo a Justiça, entrando com o pedido de reintegração de posse somente para constar em sua defesa, mas sem nunca ter a intenção de dar prosseguimento, visto que nunca cumpriu o obrigatório dever de acionar a Polícia Militar, mesmo que sob seu comando, para a remoção dos sem terra de suas fazendas experimentais. 

A atitude do Governo Rui Costa já era de se esperar uma vez que o MST é um dos braços fortes dos movimentos políticos-sociais articulados pelo PT.

O mais grave ainda é que, segundo denúncia do presidente do Sintagri, Reinaldo Sobrinho, o desmonte dos serviços ofertados aos pequenos sgricultores e agricultores familiares, através da  extinta EBDA e das fazendas experimentais do Estado, foram orquestradas na transição dos Governos petistas de Jaques Wagner para Rui Costa, surpreendentemente tendo como um dos coordenadores (pasmem) o agrônomo e candidato a governador petista Jerônimo Rodrigues, que no apagar das luzes extinguiu as atividades nas fazendas experimentais destinadas ao fomento de conhecimento técnico para o homem do campo e acabou com a EBDA. No ano aeguinte, já no Governo Rui Costa,  Jerônimo assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Rural,  dando prosseguimento ao seus projetos de desmonte total dos serviços.

Foram desativadas e permitida invasão do MST com consequente destruição do patrimônio público da maioria das 17 fazendas experimentais:


- Fazenda Mocó - em Feira de Santana,  referência internacional no melhoramento genético de jumento pêga, cavalo campolina e guzerá leiteiro, além de vocação para a formação de agricultores familiares;

- Centro de Caprino e Ovinocultura, em Jaguarari;

- Centro de Gado de Leite -  Centerleite;

- Centro de Gado de Corte - Centecorte, voltado para bovinocultura de corte, em Itambé;

- Centro Profissionalizante de Utinga;

- Maior banco de germoplasmas de fruteiras tropicais da América do Sul, em Conceição do Almeida;

- Centerapes - Centro de Apicultura, em Amélia Rodrigues;

- Centro de Profissionalização de Produtorea de Algodão, em Palmas de Monte Alto;

- Centro Diversificado, em Irecê;

- Centrenor, trabalho voltado para a cultura do caju, em Ribeira do Pombal.