Os resultados das eleições para prefeito na Bahia em 2020, inclusive no segundo turno, colocam em "xeque" a credibilidade das pesquisas eleitorais encomendadas pelo jornal A Tarde. O veículo de comunicação tradicionalmente erra insistentente nas projeções quando o assunto é a disputa entre o PT e qualquer partido adversário, deixando transparecer a simpatia ideológica de esquerda.

Em 2020, o jornal A Tarde errou de forma descabida com a divulgação de pesquisas eleitorais que previam a vitória do PT em pelo menos duas das principais cidades baianas no segundo turno. As pesquisas divulgadas pelo diário, entretanto, foram desmascaradas  e perderam a credibilidade com as eleições dos prefeitos Colbert Martins Filho (MDB) em Feira de Santana e Herzem Gusmão (MDB) em Vitória da Conquista.

O mesmo fato se repete agora com as eleições para governador da Bahia. Enquanto todos os institutos de pesquisa apontam para s vitória de ACM Neto (União Brasil) no primeiro turno, o jornal A Tarde segue na contra-mão, insistindo na divulgação de uma pesquisa que a única a projetar a liderança de Jerônimo Rodrigues (PT).

Observadores políticos consideram que a estratégia de divulgar pesquisas inflando resultados visa motivar eleitores e criar esperança para que não desistam da campanha, como já vem ocorrendo com uma grande debandada de aliados da base do governo petista.