O candidato ACM Neto (União Brasil) é o favorito dos baianos nas eleições deste domingo (30) para governar a Bahia a partir de 1° de janeiro de 2023. Os dados são do Instituto Veritá, que na mais recente pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (28), aponta para a vitória do ex-prefeito de Salvador com 51,9% das intenções de votos válidos contra 48,1% do adversário Jerônimo Rodrigues (PT).
Levando-se em consideração os votos nulos, brancos ou dos que não responderam ou não souberam responder, ACM Neto tem 49,6% dos votos enquanto Jerônimo aparece com 45,9%. Do total de entrevistados, 1,4% disseram que votam Nulo ou em branco, enquanto 3,2% deixaram de responder ou não sabem.
O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 27 de outubro, entrevistando 2.010 eleitores em 52 municípios baianos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob número BR-06238/2022.
A virada neste segundo turno, com a liderança de ACM Neto nas pesquisas eleitorais, ocorre após uma exposição mais profunda do programa de Governo do ex-prefeito de Salvador e o confronto de propostas com o adversário petista.
Outro fator preponderante para o favoritismo de ACM Neto foi a fuga de Jerônimo dos debates na TV, visto pelos baianos como indícios de que esconde alguma coisa ou mesmo não teria capacidade administrativa para governar a Bahia.
Com a ausência de Jerônimo nos debates, ACM Neto aproveitou o horário extra na TV para uma conversa franca e direta com os eleitores, para desmentir as fake news disseminadas pelo adversário e para massificar projetos e programas de Governo que viram sobretudo a inclusão de quem mais precisa, alavancar o desenvolvimento de todos os municípios baianos, impulsionar a geração de emprego e renda e reconduzir a Bahia ao seu lugar de destaque no cenário nacional.