A ausência de Lula (PT) em dois debates ao vivo em emissoras de TV com o presidente Bolsonaro (PL) levanta fortes desconfianças e indignação do eleitorado e revela uma face oculta do ex-presidente de não ter argumentos para encarar seu adversário nas eleições e nem tão pouco ter condições éticas para desfazer a imagem de ter chefiado o governo mais corrupto da história do Brasil.
Depois da ausência nos debates, as memes tomaram conta das redes sociais. Brincadeiras satírica à parte, entretanto, a realidade de um eventual governo de Lula já levanta fortes desconfianças de que a onda de assalto aos cofres públicos possa se repetir já que Lula está aliado nas eleições ao mesmo grupo politico que protagonizou inúmeros escândalos de corrupção.
A ausência de Lula aos debates também é vista com preocupação pelos eleitores, já que em seus programas eleitorais e em entrevistas aos veículos de comunicação ataca o presidente Bolsonaro mas tem medo de discutir programas de governo e gestão e ser novamente desmascarado ao vivo perante os eleitores.