A mais recente pesquisa eleitoral realizada na Bahia e divulgada nesta sexta-feira (15), pelo instituto Genial/Quaest, confirma a tendência, já indicada por todos os outros institutos de pesquisas, das eleições para governador serem definidas já no primeiro turno. Ainda assim, dirigente do instituto Atlas/Intel, contratado pelo jornal A Tarde para divulgar uma série de pesquisas, com a primeira prevista para a próxima segunda-feira (18), força a barra com especulações sobre segundo turno para o Governo da Bahia, gerando questionamentos de internautas nas redes sociais: “O instituto está a serviço de quem?”

Na mais recente pesquisa de intenções de votos, o pré-candidato a governador pelo União Brasil, o ex-prefeito ACM Neto, se consolida com 61% das intenções de votos dos baianos e venceria as eleições já no primeiro turno. Entre ele e o segundo colocado, o pré-candidato Jerônimo Rodrigues, existe uma diferença de 50 pontos, já que o petista estagnou em 11% dos votos dos eleitores.

Mesmo diante deste cenário consolidado nas pesquisas eleitorais, dirigente do instituto Atlas/Intel, até então desconhecido dos baianos, tece análises especulativas que comprometem os dados das pesquisas a que se propõe a divulgar, em parceria com o jornal A Tarde, a partir de segunda-feira (18).

Estranhamente, o dirigente do Atlas/Intel vem a público promover comentários e análises carregadas de paixões políticas que comprometem a credibilidade do instituto, “preparando o terreno” para a tendência de apresentação de dados divergentes de todos os demais institutos de pesquisas. Uma posição arriscada para quem está estreando no mercado baiano, ameaçado de descrédito total diante do inevitável comparativo com dados a serem apresentados por todos os outros institutos de pesquisas.