Matéria jornalística do portal de notícias Uol, divulgada no dia 31 de maio deste ano com lançamento do Selo de Confiabilidade Uol, inclui o instituto Atlas/Intel na lista de institutos controversos (não confiáveis) que fazem pesquisas de intenções de votos no Brasil. A empresa é a mesma que divulgou, no domingo (17), uma pesquisa eleitoral, sem critérios técnicos claros, e cujos resultados entram em contradição grotesca no comparativo aos resultados aferidos por outras oito instituições que apontam para a definição das eleições na Bahia já no primeiro turno, com a vitória do pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil).

No site de notícias Uol foi divulgada uma matéria onde são listados institutos de pesquisas de intenções de votos classificados entre “Muito Confiáveis”, “Confiáveis”, “Só Apontam Tendências” e os “Controversos” (não confiáveis). E a Atlas/Intel está justamente na lista dos que não são confiáveis.

Exemplo claro de resultados de pesquisas manipulados e que põem em descrédito o trabalho do instituto Atlas/Intel foi observado também, neste domingo (17), no Rio Grande do Sul. Por lá, enquanto todas as pesquisas realizadas por diversos outros institutos divulgados nos últimos dias revelam que o candidato do PT está em 4º lugar, o Atlas/Intel foi o único que divulgou o contrário, que o candidato petista está à frente.

Aqui na Bahia, entretanto, o Atlas/Intel não chegou a tamanha ousadia na manipulação dos dados, já que colocou o candidato do PT em segundo lugar. Porém ousou e muito em reduzir a diferença entre o petista e o primeiro colocado, ACM Neto, em mais de 45 pontos.

Para que a pesquisa do Atlas/Intel estivesse correta seria necessário que todos os 8 institutos de pesquisa que até aqui aferiram resultados que variam entre 55% a 67% dos votos direcionados a ACM Neto estivessem errados. E olha que o Atlas/Intel perde completamente a credibilidade ao ser incluída na lista do Uol como instituto não confiável.