(Foto: Reprodução)

 

Os servidores estaduais da Bahia preparem o bolso e não tomem como surpresa se no contracheque o valor salarial a ser recebido vier reduzido. É que o governador Gerônimo Rodrigues (PT) mandou para a Assembleia Legislativa um “presente de grego” para o funcionalismo público, com a determinação de aumento substancial no valor dos convênios do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv).

Os contribuintes do Planserv, dente servidores, aposentados e pensionistas, terão que arcar com uma participação ainda maior na contribuição mensal do plano de saúde. Isto é o que prevê o Projeto de Lei que já está em tramitação em caráter de urgência, mesmo sendo um período de véspera de eleições municipais.

Com o reajuste, os valores das contribuições passam a ser divididos em duas categorias. Para quem ganha até R$ 10.000,00 terá que arcar com o valor correspondente a 4% do salário para pagamento do plano de saúde enquanto que quem ganha acima de R$ 10.000,00 a pancada será ainda mais forte: terá que desembolsar 8% de seu salário mensalmente.

Como se não bastasse o reajuste na tabela de contribuição dos servidores para o plano de saúde, quem é conveniado ao Planserv também anda insatisfeito com a queda na qualidade do serviço. O quadro de clínicas conveniadas foi reduzido da mesma forma que tem sido bastante comum faltar profissionais médicos em diversas especialidades, a exemplo de neuro e de psiquiatra. E a consulta ainda é marcada em um único dia, logo cedo, o que aumenta ainda mais a insatisfação.