Foi aprovada pela Câmara Municipal de Feira de Santana a Comenda Maria Quitéria em homenagem a Anderson Souza Conceição, feirense conhecido mundialmente como Anderson Talisca, jogador de futebol revelado pelo Esporte Clube Bahia, com passagens pela Seleção Brasileira, e que segue carreira internacional. A homenagem é uma indicação do vereador Correia Zezito (Patriota). 

A data para entrega da homenagem ainda será definida. Por sugestão do vereador, a comenda deverá ser entregue em alguma data que coincida com as férias do atleta, que atualmente atua no no Al-Nassr, time de futebol da Arábia Saudita. A Comenda Maria Quitéria é a maior honraria concedida pelo legislativo feirense e tem o objetivo de homenagear, com o título de comendador, pessoas que prestam ou prestaram relevantes serviços à sociedade.

Correia Zezito lembra que conheceu Anderson Talisca bem antes da fama. "Um filho da terra, um filho da Rua Nova, um filho do Aviário. Me sinto orgulhoso em ter visto Talisca ainda menino, enfrentando todas as dificuldades para ir ao treino no Bahia, quando viajava todo final de semana de Feira para Salvador. E hoje chegou onde chegou", pontua Correia.

Carreira

Anderson Talisca, hoje com 28 anos, deu os primeiros passos no futebol no extinto clube Astro, de Feira de Santana. Ainda nas categorias de base passou pelo Vasco da Gama e posteriormente foi para o Esporte Clube Bahia, onde chegou em 2009. Fez sua estreia como profissional com apenas 18 anos, pelo Campeonato do Nordeste no dia 19 de janeiro de 2013 contra o Itabaiana, partida que terminou 3 a 2 para o Tricolor baiano. Marcou seu primeiro gol na partida contra o Juazeiro em jogo válido pelas semifinais do Campeonato Baiano no mesmo ano. Estreou pelo Campeonato Brasileiro contra Corinthians em 7 de julho de 2013, partida vencida pelo time do Parque São Jorge por 2 a 0, e marcou seu primeiro gol no Brasileirão na partida contra o São Paulo no Estádio do Morumbi, o jogo terminaria 2 a 1 pra o tricolor de aço.

Em 1 de dezembro Talisca marca diante do Cruzeiro, em pleno Mineirão, pelo penúltima rodada do Brasileirão aos 44 minutos do segundo tempo o segundo gol na vitória do Bahia por 2 a 1, gol esse que garantiu o time na primeira divisão e foi a primeira vez que o tricolor venceu a raposa no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro em 21 partidas disputadas, e ainda carimbou a faixa do time de Minas que tinha recebido a taça de campeão brasileiro de 2013.

Em 2014, Talisca desempenhou um futebol acima da média, sendo destaque não só na mídia baiana, como também na mídia nacional. Talisca se tornou referência para cobranças de falta, e chutes de fora da área. Foi eleito craque do Campeonato Baiano de 2014, torneio que o Bahia sagrou-se campeão pela 45ª vez. A ascensão do atleta foi confirmada no Campeonato Brasileiro do mesmo ano. Com belas atuações e marcando gols importantes, não demorou para despertar o interesse de clubes da Europa. Em julho de 2014, Anderson foi vendido para ao Benfica, de Portugal, iniciando sua carreira internacional.

Desde então teve passagens pelo Beşiktaş, da Turquia; Guangzhou Evergrande, da China; e atualmente no Al-Nassr. Também atuou pela Seleção Brasileira Sub-20 em 2013, Sub-21 em 2014, Seleção Olimpica em 2015, além de convocações para a Seleção principal em 2014 e 2018.