A vice-prefeita de Adustina, Vanicleide de Jesus Andrade, mais conhecida como Loirinha (PT), foi multada pela Justiça Eleitoral em R$ 25 mil por disseminar fake news em suas redes sociais. Ela utilizou sua conta no Instagram para espalhar notìcias inverídicas contra o candidato a governador ACM Neto (União Brasil), associando indevidamente sua imagem a de candidato a presidente da República.
A ação foi movida pela coligação "Pra Mudar a Bahia", através do advogado Ademir Ismerim. Ele alegou que a publicação trouxe "conteudo mendaz, inverossímel, com espeque em informações falsas e ofensivas, mediante a realização de montagens e trucagens, com a finalidade de realizar propaganda em caráter negativo e principalmente desinformar a população em desfavor do concorrente ao governo do estado ACM Neto".
A vice-prefeita divulgou em sua rede social fake news utilizando montagens fotográficas de ACM Neto ao lado de Jair Messias Bolsonaro, em situação totalmente fora de contexto, com conteúdo "sabidamente inverídico", conforme relato do advogado na petição, visando associar a imagem dos dois políticos.
Ainda de acordo com a Justiça, caso a vice-prefeita descumpra a determinação judicial e não remova a publicação sofrerá também multa diária de R$ 2 mil.
Em sua campanha eleitoral, ACM Neto deixa claro não ter predileção por nenhum candidato a presidente da República e que está preparado para ter um bom relacionamento com qualquer um que ganhar a eleição presidencial, deixando seus eleitores livres para escolherem o candidato a presidente. Destaca que está fazenddo exclusivamente campanha para governador da Bahia.